imagem_SPED
Bloco K

Você sabe o que é o SPED?

No Brasil, algumas empresas devem seguir alguns processos em âmbitos governamentais para garantir a transparência de suas atividades. Para facilitar o processo, até então feito de maneira manual e por documentos, foi implementado em 2007 o SPED (Sistema Público de Escrituração Digital), que tem por objetivo migrar os dados empresariais para arquivos digitais.

O SPED é dividido, basicamente, em três pilares: Contábil, que substitui os antigos livros de contabilidade, Fiscal, para empresas que trabalham com tramitação de impostos em seus produtos, e NF-e, que é a nota fiscal eletrônica. Os pilares citados acima se dividem em diversos formatos a serem entregues aos fisco e à Receita Federal.

Dentro do projeto do SPED Fiscal há a EFD (Escrituração Fiscal Digital). Trata-se de um conjunto de blocos que contêm a escrituração fiscal da empresa, de acordo com obrigatoriedades de cada estado. Antes, por ser um processo manual, a apresentação à Receita era feita de forma anual. Agora, deve ser feita pelo menos uma vez por mês. A ideia é que a EFD seja feita em tempo real com o passar dos anos.

A EFD teve seu layout definido pela Receita de forma a agrupar blocos digitais com informações obrigatórias e distintas. O Bloco C, por exemplo, trata dos documentos fiscais de mercadorias (ICMS e IPI). O Bloco D aponta os documentos de serviços (ICMS). Já o Bloco E faz a apuração dos impostos. O Bloco G é o controle de crédito de ICMS do ativo permanente de cada empresa. O Bloco H é o inventário físico das empresas. Por fim, o Bloco K é o livro de registro de controle da produção e do estoque.

Cada bloco foi implementado aos poucos na EFD. O Bloco K, assunto que abordaremos com mais profundidade nos próximos posts, será obrigatório a partir do começo de 2016.

Agility Solutions
A Agility Solutions acredita que, com disciplina, planejamento e conhecimento é possível administrar positivamente qualquer projeto.
http://www.agilitysolutions.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *