4
Tecnologia

[POSTGRESQL] – TAMANHO DAS TABELAS NO BANCO DE DADOS

Em muitos casos é preciso saber o espaço em que as tabelas do banco de dados estão utilizando em disco…

Em muitos casos é preciso saber o espaço em que as tabelas do banco de dados estão utilizando em disco, para fins de monitoramento e decisão de estruturação de banco. Para tal tarefa no PostgreSQL o comando abaixo resolve o problema:

SELECT esquema, tabela,

pg_size_pretty(pg_relation_size(esq_tab)) AS tamanho, pg_size_pretty(pg_total_relation_size(esq_tab)) AS tamanho_totalFROM (SELECT tablename AS tabela, schemaname AS esquema, schemaname||’.’||tablename AS esq_tabFROM pg_catalog.pg_tables WHERE schemaname NOT IN (‘pg_catalog’, ‘information_schema’, ‘pg_toast’) ) AS x ORDER BY pg_total_relation_size(esq_tab) DESC;

 

A coluna tamanho mostra o tamanho que os registros (tuplas) da tabela está ocupando no disco, e a coluna tamanho_total inclui também os TOASTs e os índices associados à tabela.

Com essa consulta, é possível inclusive montar scripts (em shellscript, perl, python, groovy, etc..) de monitoramento do banco, por exemplo: Caso a tabela tal, ou a soma de todas as tabelas chegar a X MB, envie um e-mail de alerta. Outra utilização seria de geração de indicadores para análise de tendência da expansão do banco.

Fonte: CooperaTI

 

Agility Solutions
A Agility Solutions acredita que, com disciplina, planejamento e conhecimento é possível administrar positivamente qualquer projeto.
http://www.agilitysolutions.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *