sped - sua empresa esta pronta
Bloco K

O que minha empresa precisa fazer para se adequar ao Bloco K?

Vimos que o Bloco K é o responsável dentro da EFD (Escrituração Fiscal Digital) do SPED em apresentar e controlar o estoque de indústrias, empresas equiparadas às indústrias e atacadistas.

A partir de janeiro de 2016, o Bloco K será obrigatório e a Receita Federal está preparada para fiscalizar as empresas que não entregarem o bloco preenchido dentro da EFD. E a sua empresa, será que está preparada para as mudanças no controle do estoque?

Para ajudar a responder essas perguntas, a Agility Solutions tem algumas dicas. Inicialmente, a empresa deve mapear todo o seu processo atual. Com base nisso e conhecendo a estrutura e o layout do Bloco K, os responsáveis pela gestão devem formatar o macro processo de operação e analisar quais serão as mudanças do processo atual.

Uma das maiores dificuldades no controle de estoque das empresas é a entrada de informações das notas fiscais. É preciso ter mais qualidade na inserção dos dados no sistema. Uma vez que a entrada dos produtos está garantida, é hora de avaliar o processo produtivo e a ordem de produção.

Outra dificuldade é quanto à requisição e matérias primas. Em geral, para se ter um produto acabado são necessárias quantidades exatas de matéria prima quando falamos em unidades. Então, o processo produtivo não pode ter incoerências quando a ‘receita’ contempla matérias primas unitárias.

Mas a história muda quando em uma ‘receita’ de produto se utilizam teores de outros produtos. Neste caso, a requisição de matérias primas pode estar dentro de uma margem para cima ou para baixo, já que a quantidade necessária para produzir determinado produto pode mudar.

Em resumo, segundo Patricia Yuri, sócia da Agility Solutions, é preciso “mapear os processos, identificar gaps que devem ser alterados, identificar no sistema o que precisa ser mudado e treinar sua equipe para se preparar para o Bloco K”.

Agility Solutions
A Agility Solutions acredita que, com disciplina, planejamento e conhecimento é possível administrar positivamente qualquer projeto.
http://www.agilitysolutions.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *