capa matéria
Tecnologia

Falta espaço para dados aí? A Samsung anunciou um SSD de 16 TB

Eu já imaginava que um dia os SSDs superariam a capacidade de armazenamento dos HDs. Só não era esperado que isso fosse acontecer tão prontamente. Mas aconteceu: durante o evento Flash Memory Summit, realizado nesta semana na Califórnia, a Samsung revelou uma unidade com quase 16 TB de capacidade (15,36 TB para ser preciso).

Batizada como PM 1633ª, a novidade é, até o momento (e continuará sendo por muito tempo, imagino), a unidade interna de armazenamento com a maior capacidade do mundo – os HDs mais poderosos da atualidade não têm mais do que 10 TB.

Como a Samsung pôde colocar tantos terabytes em uma unidade com formato padrão de 2,5 polegadas? Com a tecnologia de ponta. A companhia participou do evento para promover um novo tipo de memória, a V-NAND de 256 gigabits (32 gigabytes). Na prática, isso quer dizer que a companhia coreana conseguiu adicionar mais capacidade aos chips de memória sem, no entanto, aumentar o tamanho físico deles. A Samsung utiliza memórias V-NAND há cerca de dois anos. Nesse tipo de tecnologia, as camadas de células são posicionadas verticalmente, formando blocos, daí o nome: V-NAND é um encurtamento da Vertical NAND (há companhias, como a Intel, que chamam a técnica de NAND 3D).

Os chips que a Samgung utiliza atualmente em seus SSDs mais sofisticados contam com densidade de 128 gigabits. Para conseguir os 256 gigabits do novo SSD, a companhia implementou 48 camadas de células (cada célula armazena 3 bits). Até então, a quantidade máxima era de 32 camadas.

Além de armazenar mais dados, a nova versão do V-NAND trabalha melhor com a questão da eficiência enérgica. Segundo a Samsung, o consumo de energia dos chips é até 30% menor na comparação com a tecnologia de 128 gigabits.

materia

 

Estima-se que, no PM 1633a, a Samsung tenha utilizado entre 480 e 500 dies de 256 gigabits para alcançar os quase 16 TB de capacidade, embora não se saiba exatamente como a companhia fez isso.

Por ora, a única certeza que temos é que não poderemos colocar as mãos em uma unidade como essa nem tão cedo. Sim, como esperado, a Samsung desenvolveu o PM1633a a equipar data centers ou servidores potentes. No Flash Memory Summit, a companhia chegou a demonstrar um servidor com 48 unidades do modelo, totalizando quase 738 TB de capacidade e rendimento de 2 milhões de IOPS (para que modéstia, né?).

Não há informações sobre data de lançamento, tampouco sobre preços (mesmo porque o SSD deve ser negociado em lote), mas é bastante provável que uma unidade como essa não saia por menos de US$ 5 mil.

Fonte: Tecnoblog

Agility Solutions
A Agility Solutions acredita que, com disciplina, planejamento e conhecimento é possível administrar positivamente qualquer projeto.
http://www.agilitysolutions.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *