cerebro-como-fazer-melhor-uso-na-sua-carreira
Carreira

É importante manter o foco, mas sem desligar do que acontece ao redor

Como conciliar os lados opostos de seu cérebro.

Você sabia que o nosso cérebro possui dois lados opostos, que se desligam mutuamente quando acionados? É bom saber, pois esse fenômeno pode prejudicar a obtenção de bons resultados no trabalho. Segundo pesquisadores da Universidade Case Western Reserve, de Cleveland, quando estamos focados em resolver um problema ou desempenhar uma tarefa, automaticamente desligamos o lado oposto, responsável pela empatia de nos socializar com os outros e pela tomada de decisões éticas e conscientes. Embora as causas deste fenômeno ainda sejam um mistério para a ciência, os pesquisadores sugerem que empresas muito focadas em obter resultados práticos e resolver tarefas com vigor devem estar atentas, pois provavelmente vão gerar problemas de gestão ou relacionamento ao “desligarem” o lado cerebral responsável pela empatia.

Ligando o botão de decisões racionais em 1,2,3…

Como evitar esse desequilíbrio? Uma opção é engajar os funcionários em uma série de exercícios para treinar sua capacidade de ouvir e entender os outros, mesmo que tenham opiniões opostas. No caso dos líderes, a prioridade de atingir objetivos concretos de desempenho deveria ser substituída por uma conversa com os liderados para entender suas necessidades, anseios e preocupações, abrindo caminho para que suas potencialidades sejam mais bem aproveitadas. Essas atitudes “ligariam” o lado cerebral da empatia que ficou desligado por causa do excessivo foco em resultados. Curiosamente, os pesquisadores não recomendam que ativemos esses dois lados ao mesmo tempo, pois isso só serviria para confundir nosso raciocínio. O que não se pode é perder de vez uma ou outra capacidade. O segredo é conscientemente saber ligar e desligar cada um, de acordo com a necessidade.

Fonte: Época Negócios

Agility Solutions
A Agility Solutions acredita que, com disciplina, planejamento e conhecimento é possível administrar positivamente qualquer projeto.
http://www.agilitysolutions.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *