materia-carreira-como-ser-mais-produtivo-em-uma-pausa-de-15-minutos
Carreira

Como ser mais produtivo em uma pausa de 15 minutos

O primeiro passo é diferenciar tarefa de projeto.

Na correria do dia a dia, 15 minutos podem ser facilmente desperdiçados em pequenas tarefas, como checar as redes sociais, responder e-mails ou conversar com alguém. Mas, de acordo com especialistas, existem métodos para tornar essa pausa mais produtiva.

Kathy Lee, especialista em produtividade tecnológica e proprietária da consultoria DoubleSpaces LLC, explica que o primeiro passo é diferenciar uma tarefa de um projeto.

“A definição de uma tarefa é de algo que leva de 5 a 10 minutos”, conta.

Ela dá alguns exemplos de tarefas que podem ser feitas com o smartphones em poucos minutos, como ler um texto que tinha guardado para ler depois, agendar uma consulta médica ou procurar uma receita para cozinhar no jantar.

May Wang, especialista em produtividade, consultoria e treinamento, diz que esse tempo também pode ser usado para anotar qualquer tarefa que venha a sua cabeça e ainda não foi feita. “Fazer uma lista com aquilo que você estiver pensando em fazer e que ainda não foi feito permite que você libere sua mente para considerar outras ideias e tópicos. Manter uma ‘lista’ de coisas a fazer na sua cabeça é uma das maiores distrações”, explica.

Além disso, dividir a lista em categorias – como “família”, trabalho”, “casa” e “eu” – ajuda a focar em cada área de uma vez. Assim, você se torna mais produtivo.

Os especialistas afirmam que, se você decidir usar os 15 minutos entre um compromisso e outro para conferir as redes sociais e o e-mail, deve tomar cuidado para não perder a noção do tempo. Lisa Woodruff, fundadora da Organizer365, empresa de organização, explica que isso deve ser feito sempre com um “objetivo”.

“Quando estiver conferindo o e-mail, foque em responder um cliente ou um cliente de trabalho que precise de ajuda para tomar uma direção. O segredo é conferir as redes com o propósito de mover todo mundo para frente. Frases fofas e e-mail longos pode esperar”, diz.

No entanto, alguns especialistas defendem que é possível ser produtivo nesses 15 minutos sem precisar fazer nenhuma tarefa. Esse curto período de tempo pode ser ideal para apenas deixar sua mente vagar. O cérebro precisa de tempo para consolidar e gerar novas ideias. “Ser produtivo é estar focado e trabalhando com uma mente em paz. Não é fazer, fazer e fazer”, explica May Wang.

Fonte: Época Negócios

Agility Solutions
A Agility Solutions acredita que, com disciplina, planejamento e conhecimento é possível administrar positivamente qualquer projeto.
http://www.agilitysolutions.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *