foto 4
Tecnologia

AS VANTAGENS DAS SOLUÇÕES EDI NAS EMPRESAS

O EDI (Eletronic Data Interchange) ou Intercâmbio Eletrônico de Dados permite uma melhor operacionalização dos processos realizados entre os departamentos comerciais, logística, compras e financeiros, etc, de uma empresa, de forma a trazer eficiência e agilidade na tomada de decisão.

O EDI é um conceito novo, uma tecnologia moderna que permite automatizar a integração de documentos comerciais em ERP’s ou outros Sistemas de Gestão. Por definição comum, EDI, que em português significa “Troca Eletrônica de Dados” ou “Intercâmbio Eletrônico de Dados”, é a troca de documentos via sistemas de teleinformática entre duas ou mais organizações de forma padronizada. Tem como um dos principais objetivos, ao substituir o fluxo de papéis entre elas, agilizar e reduzir os custos dos processos mercantis.

Na medida em que se aumenta o número de parceiros comerciais (clientes, fornecedores, operadores logísticos, etc.) e de mensagens EDI trocadas, maiores serão os benefícios obtidos por aqueles que usam esta tecnologia. As soluções EDI são de grande valia para as empresas, permitindo uma melhor comunicação departamental e entre parceiros comerciais, ou seja, fornecedores, distribuidores e clientes, minimizando erros operacionais, manuais e principalmente de “falta de atenção” nos registro de pedidos, faturas ou ordens internas, além de acelerar o processo de consolidação das informações e resposta.

Tais conexões podem ser estabelecidas através da implementação de soluções que permitem abrir um canal de comunicação entre os sistemas de gestão interna dos fabricantes e distribuidores, de forma ágil e segura, construindo comunidades de comércio eletrônico conhecido como B2B (Business To Business).

O EDI tem como base a combinação de software e redes de comunicação seguras e privadas para a troca de documentos padronizados entre os sistemas de computadores dos envolvidos em uma relação comercial. A padronização destes documentos é o que os diferencia essencialmente o EDI de outros sistemas de intercâmbio de informações. O uso de uma estrutura de documentos estruturada comum entre os diferentes interlocutores permite que troquem mensagens comerciais como pedidos, recibos, faturas, etc.

A implantação de uma solução EDI em uma empresa oferece grandes vantagens competitivas:

– Integração das comunicações entre os sistemas de informática internos das empresas;

– Processamento de transações comerciais de modo automático;

– Redução do tempo de recebimento e envio das mercadorias (Celeridade);

– Maior segurança, integridade e confidencialidade nas comunicações;

– Redução dos custos econômicos através da informatização de todos os processos de comunicação entre as empresas;

– Menor flutuação financeira.

 

Fonte: ProfissionaisTI

Agility Solutions
A Agility Solutions acredita que, com disciplina, planejamento e conhecimento é possível administrar positivamente qualquer projeto.
http://www.agilitysolutions.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *