matéria carreira - 9 ações inteligentes para impulsionar sua carreira
Carreira

9 ações inteligentes para impulsionar sua carreira

Quer ganhar um aumento ou encontrar um novo emprego? A melhor hora é agora.

Quer conseguir um aumento, uma promoção ou seu objetivo é conseguir um novo emprego? O primeiro mês de 2017 já passou, e muitos profissionais começam a efetivamente ir atrás das promessas de ano novo. Segundo a revista Forbes, este é um ótimo momento para isso.

“Muita coisa acontece no ambiente de trabalho no inicio do ano”, diz Brandi Britton, presidente da OfficeTeam, empresa especializada em contratações e gestão de profissionais. “As contratações aumentam em janeiro, as empresas fazem avaliação de desempenho que vão enfrentar nos próximos 12 meses”, afirma.

Então, se você busca uma promoção ou quer que mais oportunidades se abram para sua carreira, considere o momento para fazer essas movimentações.

Esteja aberto a novas oportunidades

  • Limpe e organize: comece limpando a área, separando os e-mails não lidos e criando um sistema de pastas eletrônicas para gerenciar as mensagens futuras. Enquanto você estiver no “modo limpeza”, aproveite para arrumar sua área de trabalho, organizar os arquivos e jogar fora as coisas de que você não precisa. Mas o que isso tem a ver com a sua carreira? Sem tralhas no meio do caminho e com seus arquivos digitais organizados, você se conseguirá trabalhar melhor e se concentrar em seus objetivos.
  • Atualize seu currículo: Aproveite o início do ano para refletir sobre suas realizações do ano passado, e coloque-as em seu currículo. Use métricas para quantificar seus resultados, números que atraiam o olhar de possíveis recrutadores, e mostre o impacto de seu trabalho no resultado da companhia, ensina Louise Kursmark, especializada em redação de currículos e coautora do livro “Modernize seu currículo”. Se você melhorou a margem de lucro ou trouxe 20 novos clientes à empresa, é importante que apareça em seu CV. Esses números ajudam a destacar seu currículo de todos os outros, diz Louise.

Quando à formatação, a autoria recomenda colocar um pouco de cor nas seções do seu currículo (como dados pessoais ou experiência profissional). “Como os recrutadores olham os currículos no computador, um pouco de cor faz seu currículo se destacar”, explica. Mas cuidado para não exagerar: nada de usar muitas cores e fontes diferentes. O importante é destacar seu conteúdo, no caso, seu trabalho.

  • Dê atenção ao seu perfil no LinkedIn: você tem mais espaço online do que no papel, então use essa plataforma, lembra Libby Gill, coach de executivos. Use a parte de resumo para falar o quanto você ama sua profissão, e certifique-se de que você tem uma foto profissional atualizada. Atualize seu perfil com novas habilidades e experiências profissionais.
  • Aumente sua presença nas redes sociais: dependendo da área em que você trabalha, pode ser uma boa ideia aumentar a sua visibilidade no Facebook, Twitter e em outras redes sociais. Pense em qual é a melhor plataforma para seu tipo de trabalho. Por exemplo, se você é um designer gráfico, faz sentido ter uma conta no Instagram, mas se você é um contador, ser ativo no Twitter, compartilhando notícias relevantes para sua profissão, pode ser mais apropriado.

É importante lembrar que seus perfis em redes sociais precisam parecer profissionais – cuidado com informações e fotos que podem comprometer sua imagem no trabalho.  Sabia que 47% dos recrutadores dizem que fotos de consumo de álcool passam uma impressão negativa sobre o candidato, de acordo com uma pesquisa realizada pela Jobvite em 2016? Portanto presta atenção a esses detalhes.

Comunique seus objetivos profissionais

  • Alinhe expectativas com seu chefe: você deve estar alinhado com a chefia em qualquer momento do ano, mas janeiro é sempre um bom momento para assegurar-se de que seus objetivos são conhecidos. Agende um horário para discutir seus planos para o ano, e abra espaço para conversas de feedback trimestrais sobre seu desempenho. Antes dessa primeira reunião, Gill sugere que você escreva seus objetivos para o ano e faça um plano de ação para o primeiro trimestre.
  • Peça um aumento: quer um aumento? Então seja proativo e peça o aumento, afinal, você pode ficar parado esperando que seu chefe te ofereça um salário maior. Para isso, marque uma conversa com o seu superior para discutir esse assunto. Vale enviar um e-mail dizendo “Gostaria de saber se podemos conversar, e queria discutir o meu salário”. Pesquise o mercado na sua área para ter ideia de faixas salariais com posição similar à sua em outras empresas, e destaque seus resultados para a companhia no último ano, como maneira de mostrar que você merece esse aumento.
  • Fale com o RH: esse pode ser um movimento mais seguro, por algumas razões. Em primeiro lugar, as pessoas do departamento de Recursos Humanos saberão informar quais são as vagas abertas em outros departamentos e quais são as oportunidades de crescimento para sua carreira dentro da empresa. Quando for conversar com o RH, é importante “expressar o interesse em aprender e crescer dentro da empresa”, diz Britton.

Aumente sua rede de contatos

  • Crie relações com colegas da sua área de trabalho: já que você precisa interagir com seus colegas de trabalho regularmente, que tal melhorar essa relação organizando um almoço com toda a equipe ou um happy hour no fim do expediente? “Passar tempo com as pessoas em ambientes mais casuais é uma boa forma de se conectar com as pessoas”, diz Britton.

Conhecer profissionais que trabalham em outras empresas lhe dará um pouco mais de trabalho. Para isso, é necessário ir a conferências e a eventos de networking onde você vai encontrar especialistas no seu campo de atuação e recrutadores.

  • Lidere um grupo profissional: você pode se estabelecer como um especialista ou criar uma reputação na sua área se oferecendo para moderar um painel em uma conferência ou evento. Outra forma de aumentar sua visibilidade é ter uma postura ativa em uma organização de profissionais ou em grupos no LinkedIn.

Fonte: Época Negócios 

Agility Solutions
A Agility Solutions acredita que, com disciplina, planejamento e conhecimento é possível administrar positivamente qualquer projeto.
http://www.agilitysolutions.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *