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Carreira

7 atitudes de pessoas hiperprodutivas no trabalho

Quando o assunto é produtividade, um desafio é universal: realizar tarefas dentro do prazo.

Mas, embora o dia tenha 24 horas para todo mundo, algumas pessoas parecem fazer o tempo render duas ou três vezes mais do que outras – até quando estão sob pressão ou precisam tocar diversos projetos simultaneamente.

Ter uma rotina proveitosa e rentável, porém, não exige necessariamente mais suor ou horas extras: basta que você trabalhe de maneira mais inteligente.

Em artigo no LinkedIn Pulse, o consultor Travis Bradberry, autor do best-seller “Emotional Intelligence 2.0” (TalentSmart, 2009) afirma que pessoas “hiper produtivas” são aquelas que aproveitam ao máximo o tempo no trabalho sem qualquer esforço adicional.

Para o especialista, os passos que esses profissionais seguem são bastante simples e também podem ajudar a sua rotina a se tornar mais eficaz. Veja a seguir 7 deles:

Não tocar duas vezes na mesma tarefa:

Pessoas extremamente produtivas têm um hábito em comum: resolvem os problemas por completo assim que eles aparecem. Por isso, a dica é não adiar telefonemas, reuniões e tarefas de que você pode cuidar agora. Assim, você não gasta energia e tempo duas vezes com a mesma atividade.

Não sair do escritório sem programar o dia seguinte:

Tem tarefas inacabadas? Permaneça no trabalho até concluí-las, se for possível. Pessoas com rotinas altamente eficazes terminam suas atividades e organizam o próximo dia antes de ir embora, diz Bradberry. Essa prática garante que a próxima jornada seja produtiva.

 Não sucumbir à urgência:

Gastar muito tempo resolvendo problemas urgentes não é garantia de que o trabalho renda. De acordo com o especialista, o importante é saber distinguir e priorizar qual “incêndio” realmente vale a pena ser apagado e qual só vai atrasar a sua agenda.

 Delegar tarefas:

Profissionais especialmente produtivos não têm problemas em passar o trabalho adiante. Em outras palavras, eles sabem que não são os únicos funcionários competentes da empresa e confiam no potencial dos colegas para que possam se concentrar em seu próprio trabalho.

Fazer uma coisa de cada vez:

Segundo uma pesquisa recente da Stanford University, desempenhar várias funções é menos produtivo que realizar uma por vez. Isso porque quem é bombardeado por várias fontes de informação não presta atenção no que está fazendo e tem mais dificuldades de memorização. Evitar o “multitasking”, portanto, é essencial para render no trabalho, já que o cérebro não consegue executar duas tarefas com excelência ao mesmo tempo.

Dizer “não”:

Essa palavra é poderosa na hora de aumentar sua produtividade. Segundo Bradberry, quanto maior a dificuldade em dizer “não”, maiores são as chances de sofrer por estresse e esgotamento. Mas fique atento: “não” é “não”. Evite falar frases como “não acho que posso”, “não estou certo se”, “não tenho certeza”.

Conferir e-mails de forma estratégica:

Entrar na caixa de entrada do e-mail a cada mensagem que chega é uma interrupção desnecessária. Para evitar essa perda de tempo, use a tecnologia a seu favor: organize suas mensagens em grupos de interesse, crie alertas para contatos importantes e configure uma resposta automática em casos específicos.

Fonte: Exame

Agility Solutions
A Agility Solutions acredita que, com disciplina, planejamento e conhecimento é possível administrar positivamente qualquer projeto.
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